Na Outra Margem – especial Fernando Lopes Graça

Foto pertencente ao Museu da Música Portuguesa

Dezembro é o mês de Fernando Lopes Graça. O mês em que faria 106 anos, o mês em que vários artistas e investigadores convergem na apresentação de trabalhos que celebram o compositor e a sua obra. Novos CDs, concertos, um livro, um filme, uma exposição, ocupam vários espaços: o Museu da Música Portuguesa, o Centro Cultural de Belém, as igrejas de São Nicolau e de Nossa Senhora do Rosário, em Lisboa, a Casa Memória Lopes Graça, em Tomar, e o Na Outra Margem – que ao longo da próxima semana oferece um conjunto de entrevistas com os autores destes projectos e de alguns outros menos recentes mas também centrados na obra do compositor:

o filme “Crónica Parisiense”, de  Luís Miguel Correia, uma curta-metragem que ficciona um encontro na capital francesa entre Lopes Graça e Bela Bártok e cuja ante-estreia vai ter lugar na Cinemateca Portuguesa, a 5 de Dezembro, às 21h30.

– o livro “A tradição como problema na obra do compositor Fernando Lopes Graça”, da musicóloga Teresa Cascudo, que a 7 de Dezembro vai ter um lançamento no Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril.

– o CD  “Obra coral a capella, vol. 2”, com obras de Natal, pelos Coros Lisboa Cantat, com concertos a 9 de Dezembro, na Igreja de São Nicolau, e a 18 de Dezembro, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Lisboa.

– CD de “Melodias Rústicas Portuguesas”, pelos pianistas Bruno Belthoise e Christina Margotto, apresentado em concerto no Museu da Música Portuguesa a 15 de Dezembro, e a exposição de fotografias de Patrick Devrèsse que o acompanham, patente naquele espaço durante todo o mês.

– o CD ” Músicas Festivas”, que reúne as 23 peças para piano compostas ao longo de três décadas, tocadas por António Rosado, que vai apresentá-las em concerto no CCB no dia 16 de Dezembro.

– o CD com a Sinfonia per Orchestra e outras obras orquestrais, dirigido pelo maestro Álvaro Cassuto, com lançamento ocorrido a 17 de Novembro, no Museu da Música Portuguesa.

– o CD “Requiem pelas Vítimas do Fascismo em Portugal”, com direcção do maestro Mário Mateus.

o CD “Clepsidra – As Mãos e os Frutos – 3 Canções de Fernando Pessoa”, pelo pianista Nuno Vieira de Almeida e os cantores Ana Maria Pinto e João Rodrigues.

Estejam atentos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s